Vereadora Ellis diz não estar satisfeita com secretários

20/10/2011 11h37min

Quero deixar claro que não estou satisfeita com as explicações do secretário Jair Ramirez, da Semusb, dadas em reunião na Câmara Municipal na última segunda feira. A declaração é da vereadora Ellis Regina (PC do B), 1ª secretária da Mesa Diretora da Casa de Leis. “Tem muitas coincidências e contradições no depoimento do secretário e na documentação envolvendo o trator de esteira D60 da Empresa Fortal” complementa a parlamentar.
 Ellis chama a atenção para o fato de haver localizado o trator D60 trabalhando no sítio do senhor Nildo, no Ramal Bom Jesus, da Estrada Bacia Leiteira, zona rural de Porto Velho no dia 02 de agosto e, na mesma data, haver um Memorando n.083 do Departamento de Infraestrutura Viária, da Semusb, assinado pelo seu diretor José Uedre Alencar, dirigido ao secretário Jair Ramirez informando que o trator de esteira D60 de cadastro n 131771 “estava parado desde o dia 27 de julho para reparos nos rodantes e roletes”.
– Ora, aí está uma grande contradição. Como poderia está parado um trator que nós, eu e o representante do Ministério Público, encontramos trabalhando um sítio particular? Essa máquina, é bom lembrar, estava contratada pela prefeitura no regime de hora máquina. Tanto que o senhor Uedre se preocupou em informar o estado do equipamento, isso, no mesmo dia 2 de agosto em que flagramos o fato, esclarece a vereadora.
Outro fato que chamou a atenção de Ellis foi a negativa do secretário ao afirmar “nunca vi esse homem, não o conheço”, mas após mais algumas informações da parlamentar, ele lembrou-se que “já o ví e estive com ele uma vez”. E lembrou mais: que esse mesmo senhor Nildo, dono do sítio, é também o dono de uma casa na Zona Leste, onde funciona o centro de operações da Semusb naquela região da cidade. Com um detalhe: a casa não tem contrato de locação e a secretaria deve oito meses de aluguel.
– Então não reside aí uma grande coincidência no fato do dono do sítio onde o trator trabalhava ser também o dono da casa que serve como centro de operações da Semusb na Zona Leste? E o governo municipal pode locar imóvel sem contrato? Como é que vão pagar os meses de aluguel? Tenho o direito de imaginar que esse trator estava ‘pagando’ o aluguel. E aí, está correto esse comportamento? Claro que não! Raciocina e conclui a vereadora.
Para finalizar, ela lembra outros fatos conflitantes. Por exemplo: esse mesmo trator que na Semusb tem o n. 131771 como cadastro no Departamento de Infraestrutura Viária, recebe o n. 131751 na Divisão de Oficina e Garagem, da mesma Semusb e na Secretaria Municipal de Administração. “Finalmente, qual o verdadeiro número do cadastro do trator de esteira D60 da Empresa Fortal, locada pelo executivo em regime de hora máquina?” pergunta Ellis.
– É em função desses fatos, dessas contradições, desses esquecimentos, desses conflitos de informações que não me dou por satisfeita com os esclarecimentos prestados pelo secretário Jair Ramirez. Vamos continuar investigando até a verdade aparecer. Esse é o um papel como vereadora. Fiscalizar as ações do governo municipal. Foi para isso que fui eleita. É o meu trabalho. O Ministério Público e o Tribunal de Contas estão investigando o caso. Espero que tudo se resolva da melhor forma. Que não haja dolo. Mas se houver que cada um responda na medida da sua responsabilidade. Se eu estiver errada, estou aqui pronta para responder pelo meu cpf”, encerrou Elis Regina.