SINDEPROF garante pagamento do Plano Bresser a servidores do município

24/10/2011 11h34min

Mas uma remessa de servidores municipais de Porto Velho estão aptos a receberem o dinheiro do Plano Bresser, após muitos anos de espera. Pelo menos 81 servidores foram contemplados nesta primeira remessa, o esforço do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Porto Velho (SINDEPROF), presidido pela vereadora e servidora do município, Ellis Regina, não foi em vão. Apesar da incredulidade do chefe do executivo na época. Ellis não se desanimou e foi a luta. Hoje os frutos deste esforço estão sendo colhidos.

Na manhã de quinta-feira (19), servidores do município estiveram reunidos na sede do sindicato para receberem a boa notícia e verificarem a documentação necessária para o recebimento do benefício. Segundo informou a direção do sindicato, o dinheiro já está disponível na conta dos servidores. “Pra falar a verdade, eu não tinha mais esperança de receber, mas o nosso sindicato funciona de verdade” disse dona Izabel, uma servidora de 62 anos. O critério estabelecido para o pagamento contempla primeiramente os servidores com mais idade ou com problemas de saúde.

O Plano Bresser foi um plano econômico brasileiro lançado em 16 de junho de 1987 través dos Decretos-Lei 2335/87, 2336/87 e 2337/87, pelo então Ministro da Fazenda Luiz C. Bresser Pereira. O Plano seguiu o plano Cruzado, que havia fracassado na tentativa de controlar a inflação. O grande problema era o déficit público, pelo qual o governo gastava mais do que arrecadava. Então, em junho de 1987, foi apresentado um plano econômico de emergência, o Plano Bresser, onde se instituiu o congelamento dos preços, dos aluguéis, dos salários e a UPR como referência monetária para o reajuste de preços e salários.

Visto que há muito se aguardava o pagamento desses salários congelados, houve grande alegria por parte dos servidores ao saber que esse dinheiro já está disponível. Um total de aproximadamente 627 mil reais foi depositado na conta dos Servidores.

Ao dirigir-se aos presentes, Ellis Regina reafirmou: “Minhas reivindicações são para os servidores. Através de uma lei nossa que se conseguiu este pagamento. Da mesma forma estamos buscando a transposição dos servidores para o quadro federal da União, muitos nos criticam e dizem que não é possível, vamos provar mais uma vez que somos capazes de buscar o que é nosso por direito” assegurou Ellis.

Ellis Regina confirmou o número da conta de cada servidor onde será efetuado o pagamento, parabenizou pela conquista e finalizou agradecendo a confiança que depositaram no Sindicato, colocando-se a disposição para ajudar quando preciso for.