Professores municipais de Matemática poderão participar de curso gratuito do IFRO para prova de Mestrado da Unir

Curso preparatório é para professores da rede pública que estejam em sala de aula

27/05/2019 11h07min

O Ifro – Porto Velho Calama, realizará o curso de extensão Preparatório ENA/Profmat, a partir do dia 27 de julho de 2019 direcionado a professores de matemática. O objetivo do curso é revisar e aprofundar conteúdos matemáticos cobrados no ENA/Profmat.

O curso pretende atender ao maior número de professores estaduais e municipais da rede pública e acontecerá em dez sábados nos meses de julho, agosto, setembro e outubro.

O que é Profmat

Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT é um programa de mestrado semipresencial na área de Matemática com oferta nacional. É formado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil/Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES), e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

PROFMAT visa atender prioritariamente professores de Matemática em exercício na Educação Básica, especialmente de escolas públicas, que busquem aprimoramento em sua formação profissional, com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático relevante para sua docência.

PROFMAT realiza seleções anuais, regulamentadas em edital que descrevem orientações e informações necessárias para a realização do Exame Nacional de Acesso (ENA) ao programa.

A instituição responsável pelo Profmat em Rondônia é a UNIR – Universidade Federal de Rondônia, polo Porto Velho, oferecendo anualmente 15 vagas.

Uma novidade para este ano, é que o Profmat admitirá apenas candidatos que sejam professores da rede pública de ensino, ou seja, servidores  municipais, estaduais ou federais.

Bolsa de mestrado

Professor municipal, estadual ou federal que for aprovado no Ena/Profmat, que preencha os requisitos:

. Esteja em sala de aula lecionando Matemática no ensino básico.

. Seja estável (aprovado no estágio probatório).

Terá direito a solicitar a bolsa no valor de R$ 1.500,00 paga pela Capes/Mec, durante os 24 meses de mestrado.

Receberá a bolsa mais o seu salário de servidor, normalmente.

Um sonho possível

Segundo o coordenador do curso de extensão, professor Aldo Brasil: “Alguns docentes ainda acham que realizar um mestrado é uma “missão impossível” ou algo muito difícil.

Entretanto, segundo ele, o Profmat é direcionado, principalmente, para o docente que está lecionando matemática e que deseja melhorar sua prática docente em sala de aula. As aulas são quinzenais e nos fins de semana.

Pedagogos e profissionais de outras áreas já concluíram o Mestrado Profmat, mostrando que com empenho e dedicação, o desejo de cursar um mestrado é um sonho possível a todos.