Por falta de EPI´s, servidores da saúde estão com medo de ser contaminados com Coronavírus

Servidores estão atuando sem nenhuma proteção e correm o risco de serem contagiados

13/04/2020 15h05min

A presidente do Sindeprof Ellis Regina cobrou na tarde deste sábado de Aleluia uma posição resolutiva sobre a atual situação dos servidores municipais da saúde que estão trabalhando diretamente no enfrentamento da pandemia do Covid 19 em Porto Velho. Segundo ela, os servidores municipais estão atuando sem equipamentos de proteção individual (EP´s) e estão com medo de serem infectados.
Ellis Regina esteve hoje na sede do Samu e ouviu vários condutores de viaturas e paramédicos acompanhando o entra e sai de ambulâncias e constatou um verdadeiro o desespero em que esses servidores estão atuando, sem qualquer tipo de proteção, sem o mínimo de segurança. Para ela, não dá para mascarar a realidade e cobrou um pouco mais de respeito aos trabalhadores.
“Infelizmente a situação está assim. Estou muito preocupada, assim como os próprios trabalhadores que estão com medo de contrair esse vírus por falta de equipamentos. Iremos exigir do prefeito de Porto Velho e da secretária municipal de saúde, que resolvam urgentemente essa questão”, disse Ellis ao relatar que vai levar a situação através de vídeos à Promotoria Pública.
Segundo a vereadora, aos servidores foram doados (por particulares) 25 macacões descartáveis o que é insuficiente para dar conta de todos os membros das equipes do Samu que atuam em regime de revezamento. Atualmente, o Samu atua com apenas três ambulâncias para dar conta de todo o trabalho, incluindo pacientes acidentados, baleados, infartados e até infectados pelo Covid -19.
“A gente vai propor à Prefeitura mais organização, destinando duas dessas ambulâncias para trabalhar especificamente nas ações do Coronavírus, e o fornecimento imediato de EPI´s; E as outras três ambulâncias que estão na oficina sejam consertadas e disponibilizadas urgentemente para a população. É inadmissível o que estamos vendo aqui”, lamentou Ellis Regina.
A vereadora entrou em contato com o promotor de Justiça Geraldo Henrique e relatou sobre o acontecido, inclusive, com enviando imagens e vídeos através de aplicativo. O promotor mostrou preocupação com a situação e disse que iria imediatamente entrar em contato com os responsáveis pela saúde e exigir uma resposta rápida sobre a falta de viaturas e EPI´s aos trabalhadores.

Escreva um comentário