Homenagem do Sindeprof ao Dia do Gari

16/05/2014 11h02min

garisAo trabalho desenvolvido por todos esses profissionais diariamente, atuando muitas vezes no anonimato, nossos sinceros parabéns.

Comemora-se, hoje, em todo Território Nacional – o Dia do Gari. Gente simples, em sua maioria iletrada, mas nem por isso desprovida de integridade moral e de invejável honestidade.

A imprensa tem divulgado histórias que comprovam o espírito humanístico e solidário desses trabalhadores humildes e anônimos, cuja tarefa responde também pela grandeza nacional que tanto deles necessita. Não raro vemos emergir de tão numeroso e descriminado grupo social nomes que brilham nas mais diversas atividades, dignificando o Brasil como um todo.

Os garis são os profissionais da limpeza pública que recolhem o lixo das moradias, edifícios comerciais e residenciais, além de varrer as ruas e também cuidar da capina da grama. Eventualmente também trabalham no desentupimento de bocas-de-lobo e na desinfecção de ruas. Têm seu dia comemorado em 16 de maio.

ORIGEM

O nome profissional de GARI é em homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, primeira pessoa a assinar uma contrato de Limpeza pública com o Ministério Imperial. , organizando assim, a partir do dia 11 de outubro de 1876, a remoção de lixo das casas e praias do Rio de Janeiro. Vencido o contrato em 1891, entrou seu primo, Luciano Gary. Um ano após, a empresa foi extinta e inaugurada a Superintendência de Limpeza Pública e Particular da cidade, realizando um trabalho muito aquém do proposto em termos de limpeza pública.
Os cariocas, acostumados com a limpeza das ruas após a passagem dos cavalos, mandavam chamar a turma do Gary. Aos poucos o nome se generalizou e até hoje são chamados garis.

A DIREÇÃO DO SINDEPROF