Homenagem: Dia do Radiologista

09/11/2015 12h59min

radiologisa-arteHipócrates, o Pai da Medicina já dizia: “Não é suficiente saber que doença tem a pessoa, mas que pessoa tem a doença”. Essa é uma das definições mais conhecidas dessa profissão, que só veio ser regulamentada há apenas 30 anos. O Sindeprof não poderia deixar de esquecê-la e parabenizar a todos os profissionais da Radiologia pela passagem do seu dia. “Através de vocês, todas as imagens valorizam a vida”.

Uma homenagem da Diretoria do Sindicato a todos os profissionais radiologistas servidores municipais de Porto Velho.

 

O Dia do Radiologista é comemorado anualmente no dia 8 de Novembro.

Esta data celebra o profissional responsável em examinar a estrutura óssea e muscular das pessoas através do Raio – X, uma das principais invenções da medicina contemporânea, ou por meio de outros equipamentos que ajudam a identificar problemas no interior do corpo humano.

O Dia do Radiologista celebra tanto os médicos radiologistas, profissionais formados no curso de ensino superior em medicina, quanto os técnicos em radiologia, que concluíram o ensino médio e se formaram em um curso tecnológico em radiologia.

Origem do Dia do Radiologista

Em 8 de Novembro de 1895, o físico alemão Wilhehm Conrad Roentgen começou a fazer experiências em seu laboratório na Universidade de Wurzburg que viriam a se tornar uma das maiores descobertas da medicina contemporânea.

No dia 22 de Dezembro do mesmo ano, Roentgen usou a radiação para fotografar os ossos da mão de sua esposa. Sem saber ao certo o tipo de “raio” capaz de fazer tal feito, o alemão chamou a invenção de “Raio-X”, sendo que o “X” sempre foi usado para indicar aquilo que é indeterminado ou desconhecido.

Depois de aperfeiçoar sua descoberta, Roentgen recebeu o Prêmio Nobel de Física, em 1903, por ter criado o “Raio-X”.

Assim, os profissionais da área decidiram decretar o dia 8 de Novembro como o Dia do Radiologista, homenageando a data em que o cientista começou seus estudos que levariam a descoberta de um dos aparelhos mais importantes do século XX.

Escreva um comentário