Garis protestam no centro de Porto Velho e exigem cancelamento do contrato de terceirização da limpeza

07/05/2011 20h10min
Cerca de 90 garis protestam nas ruas da capital contra a privatização do serviço de limpeza pública. O grupo saiu da Praça Marechal Rondon (Praça do Baú) e seguiram até o Ministério Público Estadual, onde estão reunidos, solicitando que seja analisado o processo de terceirização e a possibilidade de cancelamento do mesmo.

Quando o prefeito anunciou que iria contratar uma empresa para fazer a limpeza pública da cidade, os garis se revoltaram e lotaram o prédio da câmara municipal, pedindo que os vereadores não deixassem que isso acontecesse, mas de nada adiantou a manifestação.

Segundo a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, vereadora Ellis Regina (PC do B), o que está acontecendo é um contra-senso em relação ao que a prefeitura vem anunciando. O PCCS dos servidores municipais não é aprovado sob o argumento de não ter dinheiro suficiente, por outro lado, a prefeitura contrata empresa pra realizar a limpeza e não convoca os garis que foram aprovados no último concurso e não foram chamados.

De acordo com informações, a contratação deste serviço tira dos servidores a gratificação, reduzindo o salário da maioria ao mínimo. O Ministério Público Estadual estará analisando o processo para ver a possibilidade de cancelamento do serviço, por empresa terceirizada.