Ellis Regina destaca mobilização de servidores durante entrega de uniformes a agentes de combate a endemias

09/10/2019 13h35min

A presidente do Sindeprof, Ellis Regina, destacou na tarde de quinta-feira, durante a solenidade de entrega dos uniformes dos agentes de combate a endemias de Porto Velho pela Prefeitura, toda a mobilização do sindicato e da categoria nas negociações com o Município. A solenidade aconteceu no edifício-sede da Prefeitura, no prédio do Relógio, pelo prefeito Hildon Chaves, com a presença de servidores e secretários.


Ellis lembrou das mobilizações realizadas nas unidades de saúde, as visitas feitas em campo mostrando a realidade dos agentes que estavam trabalhando sem uniforme e sem material, e até mesmo da audiência no Ministério Público do Trabalho, além das várias reuniões na sede social onde o tema foi tratado exaustivamente. Segundo ela, a vitória tem que ser dividida entre todos, pois cada um deu sua colaboração.


“Foi um trabalho feito em conjunto. De nada adianta a gente cobrar se a categoria não nos apoiar. Por outro lado, a Prefeitura mostrou-se simpática à questão porque reconheceu o trabalho de relevância desses trabalhadores para o Município. No final, a soma desses esforços teve um resultado satisfatório”, disse Ellis. Segundo ela, há outras questões que envolvem os agentes que ainda precisam de mais atenção do município.


Uniformes novos significam oferecer melhores condições de trabalho aos agentes de combate a endemias. São esses servidores os responsáveis pelo combate de doenças como malária, febre amarela, dengue, Chikungunya e Zika vírus nas zonas urbana e rural de Porto Velho. Entre as atividades desenvolvidas por esses profissionais estão: visita casa a casa, borrifação intradomiciliar, termonebulização (fumacê), investigação epidemiológica, planejamento estratégico; diagnóstico e tratamento e eliminação de criadouros.


Ao finalizar, a vereadora ressaltou que a partir de 2020, os agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias receberão em dinheiro os valores para a compra de seus uniformes, no valor de mil e duzentos Reais. Nas próximas semanas, a Prefeitura vai entregar os uniformes dos agentes comunitários de saúde.

Escreva um comentário