Seminário do IPAM aborda avanços na previdência municipal e valorização do funcionalismo
Foram abordados diversos temas, entre eles, previdência sustentável
A Prefeitura de Porto Velho deu início, nesta quarta-feira (26), ao Seminário do Setor de Compensação Previdenciária (Comprev), promovido pelo Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município (IPAM). O evento, que segue até esta quinta-feira (27), acontece na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) e reúne servidores, especialistas e representantes de instituições públicas para discutir temas fundamentais relacionados à previdência, saúde e bem-estar no trabalho.
Para Claudineia Araújo, o seminário representa mais um passo na consolidação de políticas públicasA abertura do seminário marcou o início de uma programação repleta de debates e palestras técnicas. A iniciativa integra o calendário anual de capacitações do IPAM e tem como propósito fortalecer o conhecimento técnico dos servidores, fomentar o diálogo sobre as práticas previdenciárias e promover a valorização do funcionalismo público municipal.
Para a presidente do IPAM, Claudineia Araújo, o seminário representa mais um passo na consolidação de políticas públicas voltadas ao fortalecimento do servidor municipal. “Esse evento tem como objetivo apresentar ao servidor público apresentar regras de aposentaria ao servidor. Capacitar e acolher o servidor é investir na qualidade do serviço público e no futuro da previdência municipal”, ressaltou.
Procuradora-geral do IPAM, Renata Fabris, abordou o tema previdência sustentávelO primeiro dia foi dedicado a diversos assuntos, entre eles, uma palestra que abordou os desafios e avanços do sistema, além de estratégias para otimizar resultados e garantir equilíbrio ao regime previdenciário municipal e ainda discussões sobre saúde mental e segurança no trabalho, destacando a importância da prevenção, do cuidado emocional e da promoção de ambientes laborais mais saudáveis e seguros.
COMPROMISSO
A Procuradora-geral do IPAM, Renata Fabris, abordou o tema previdência sustentável. “Quando eu falo de previdência sustentável, eu falo do direito de todo servidor que está hoje na ativa. Isso impõe ao IPAM definir medidas de governança para que possa garantir o futuro desses servidores”, concluiu.
Sérgio Paraguassú destacou o compromisso da gestão em promover formação contínuaA programação segue também com outros temas, em especial, ao cenário atual das políticas previdenciárias, principais mudanças nas regras de aposentadoria por incapacidade e aposentadoria especial após a Emenda Constitucional nº 103/2019, trazendo orientações práticas e análises sobre os impactos no serviço público, mesa-redonda e uma audiência pública aberta aos servidores, oferecendo um espaço de escuta ativa, troca de experiências e participação coletiva na construção de soluções para os desafios previdenciários do município.
O Secretário de Governo da prefeitura de Porto Velho, Sérgio Paraguassú, participou do evento representando o prefeito Léo Moraes e destacou o compromisso da gestão em promover formação contínua, valorização profissional e ambientes de trabalho mais humanizados. “Um tema importantíssimo para os servidores. É aquilo que vai garantir que no futuro, nossos servidores tenham suas aposentadorias garantidas”, finaliza.
Texto: André Oliveira
Fotos: Júnior Costa
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)